Qual pós devo fazer?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Na última semana (dia 24.11.2016) tive o prazer de ministrar uma palestra no 6º Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas em Belém/PA.

No congresso com centenas de participantes tive a oportunidade de dar uma palestra de aproximadamente duas horas para mais de 150 farmacêuticos, estudantes e proprietários de drogarias.

whatsapp-image-2016-11-24-at-14-04-18

Na oportunidade falei sobre o Poder da Gestão Farmacêutica na vida profissional e empresarial do farmacêutico, e como sempre, recebi algumas perguntas, mensagens no WhatsApp, e-mails etc.

Sempre recebo perguntas, mas existe uma que quase sempre se repete, por isso, resolvi escrever este artigo. Esta pergunta geralmente é feita por quem acabou de entrar no varejo farmacêutico ou esta na universidade prestes a se formar e virar “gente grande”

A pergunta é:

“Qual pós-graduação devo fazer para ser bem-sucedido no varejo? Devo trabalhar primeiro pegar experiência e depois de fazer uma pós ou faço uma logo uma pós? “

Então vamos a resposta da pergunta:

O que vai determinar o sucesso ou fracasso no varejo não é se você vai ou não fazer uma pós-graduação. O primeiro passo é você saber se realmente sabe o que quer, a partir do momento que sabe qual área seguir então deve buscar experiências.

O que mais vejo por aí são empreendedores e profissionais de internet e que de fato não tem uma experiência em nenhuma área. São conselheiros sem experiência, tem uma resposta sobre gestão de pessoas, mas nunca foram líderes de uma equipe. Tem respostas para gestão, mas nunca foram gestores, tem resposta para tudo, sem de fato, ter a oportunidade de executar.  Resumindo, eles têm a teoria, mas não tem a execução.

Já se formou ou esta se formando? Mais do que saber qual pós-graduação fazer, você deve saber quais experiências você quer ter! Quanto mais experiências você acumular mais você irá crescer. Pensa em ser um dia dono de sua drogaria? Então acumule experiências e vivências na área da gestão. Quer ser um supervisor de uma rede de drogaria? Acumule experiências que vão levar você até lá.

Lembre-se! Para chegar onde você quer, é preciso começar de algum lugar! Todo e qualquer lugar que você passar quanto profissional tem que ser valorizado e levado a sério como um degrau para chegar onde você quer.

Seja como faxineiro, balconista, estoquista, caixa, farmacêutico RT, supervisor, gerente…

As experiências profissionais são a sua escada para chegar onde quer, e quando digo, experiências não me refiro a experiências de anos e anos. Rodo todo o Brasil e vejo empresários que tem drogarias por 10 ou 20 anos que sabem menos do que empresários que estão no mercado a menos de um ano. Porque essa diferença? A resposta esta na experiência que cada um acumula. Por onde passar, desde a função mais simples a mais importante, tenha experiências intensas e profundas. Permita-se errar, permita-se ir cada vez mais longe, desafie-se todos os dias para sempre ir um pouco mais longe.

Tenha como meta todos os dias aprender algo novo, algo que vai fazer com que você fique mais perto do seu objetivo final.

Reformule a pergunta, pergunte-se: “ Quais experiências devo ter para chegar onde quero? “

Se souber a resposta desta pergunta, com certeza vai saber não só a pós-graduação que deve fazer, mas também quais funções deve desempenhar e onde deve trabalhar para chegar onde de fato você quer estar. Se ainda tem dúvidas de qual área dentro da nossa profissão seguir, veja este artigo.

Gostou do texto? tem uma opinião a respeito? Tem algo a dividir? Deixe um comentário, vou ter o maior prazer em interagir com você!

Vitor Costa – bora bora bora…  😎

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *