Tenho dúvidas em que carreira farmacêutica seguir! E agora?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Você está quase se formando, acabou de se formar, ou ainda, já está no mercado de trabalho, mas ainda não se encontrou profissionalmente, não sabe ao certo o que vai fazer.

Constantemente tenho essa conversa com as pessoas e sempre que alguém me pergunta a respeito, eu falo sobre uma técnica que fiz para escolher qual área seguir!

Já recebi perguntas do tipo: como me encontrar? Como saber se vou para indústria, manipulação ou varejo farmacêutico? Análises clínicas, será? Carreira acadêmica?

Sempre respondo da mesma forma, conto como fiz para me encontrar e geralmente isso dá certo com outras pessoas.

estrategia

E é sobre isso que quero falar a partir de agora:

As vezes fazemos escolhas pelo motivo errado, escolhemos uma área pelo dinheiro, pela proximidade de casa, porque pessoas influentes em nossa vida disseram que é bom, mas acredito em uma frase e vivo ela desde quando estava na universidade:

“Trabalhe com o que você ama e nunca mais terá que trabalhar”

1 – O que você ama?

Pode parecer repetitivo, mas o primeiro passo para se encontrar profissionalmente é saber o que você ama.

Pare e pense, nos últimos meses, quais foram os momentos que você estava mais feliz? Atendendo um cliente no balcão da drogaria? Com um jaleco e uma sala fazendo análises? Fazendo uma revisão bibliográfica?

O que você faz dentro da profissão que realmente te deixa feliz? Neste momento não pense em dinheiro, distância ou em qualquer outro fator, simplesmente pense no que você ama fazer e o que te deixa feliz.

A resposta necessariamente não precisa estar relacionada a profissão farmacêutica, você gosta de falar em publico? Organizar eventos? Fazer reuniões?

Pegue um papel e um caneta e escreva tudo, o que te deixa feliz fora e dentro da profissão!

2 – Reflita

Faça uma profunda reflexão, feche seus olhos e se imagine daqui a uns 10 ou 15 anos, como você se enxerga?

Forte? Gordo? Magro? Casado? Solteira? Com dinheiro? No Brasil? No exterior, em um laboratório? Em uma sala de reunião com várias pessoas ouvindo você falar? Com um microfone na mão falando para várias pessoas? Administrando seus negócios? Um funcionário público com estabilidade?

Não pense em nada, só pense em como você gostaria de se ver no futuro e como você se enxerga lá na frente, depois que tiver essa imagem formada, anote também em um papel.

3 – Junte as informações, pesquise e se descubra 

Agora que você sabe o que ama fazer e como se enxerga no futuro , o próximo passo é com suas anotações pesquisar seu mercado e descobrir em qual área da profissão você poderá fazer o que ama e ao longo do tempo se tornar a pessoa que se enxergou no futuro. Vou dar um exemplo:

Digamos que você descobriu que nos momentos que mais se sentia bem você estava organizando um evento, falando em público e quando olhou para o futuro se viu em uma bonita sala de executivos com pessoas ouvindo o que você tem a dizer.

O próximo passo é pesquisar dentro da profissão qual a área que você pode organizar eventos, falar em público e ao longo do tempo se tornar um executivo onde as pessoas vão ouvir o que você tem a dizer.

Vejo muitos cometendo o erro de pensar que os primeiros meses depois de formado é que vão decidir o resto de sua vida profissional, e isso, nem sempre é assim!

Avalie suas oportunidades e suas opções e escolha a oportunidade de emprego e carreira que vá de encontro com o que você ama fazer e acima de tudo, que esteja dentro dos seus valores.

Resumindo o nosso bate papo, primeiro saiba o que você gosta de fazer e onde você quer chegar, sabendo disso, planeje e construa o caminho para chegar onde quer. Nem sempre o início deste caminho é um mar de rosas, mas saiba que para chegar onde quer é preciso começar de algum lugar.

Nunca que esqueça: Para quem não tem uma direção, qualquer caminho serve!

Descubra o seu caminho e faca acontecer

Preparei um e-book sobre este assunto, nele falo sobre 3 passos para sair da zona de conforto e conquistar seus objetivos.

download_ebook-300x55

Gostou do texto? tem uma opinião a respeito? Tem algo a dividir? Deixe um comentário, vou ter o maior prazer em interagir com você!

Vitor Costa – bora bora bora…  😎

 

 

 

 

2 thoughts on “Tenho dúvidas em que carreira farmacêutica seguir! E agora?”

  1. Incrível seu direcionamento!! Não sei se já é pela (pouca) experiência de pós formada já adquirida, maturidade (será?), mas pra Monique de hoje, esse texto faz muito mais sentido do que pra Monique recém formada hahahaha

    1. Com o tempo vamos crescendo e enxergando as coisas com mais maturidade, parece que tudo vai ficando mais claro. Ter sempre um foco e saber onde queremos chegar é fundamental. Aprender com as experiências dos outros ajuda muito para o nosso crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *